quarta-feira, 15 de julho de 2009

O ÓTIMO É INIMIGO DO BOM...

Observe quantas vezes você deixou de começar um projeto simplesmente por que ainda não tinha todas as informações necessárias, ou por que não havia reunido todos os recursos que você dizia precisar. Está bem ser precavido, desde que isto não lhe impeça de comecar as coisas.

Goethe uma vez escreveu: “Seja o que for que você tem para fazer, comece. O arrojo tem em si o gênio, o poder e a magia.” Isso quer dizer que o importante é começar, mesmo que as condições não sejam ótimas. E nesse sentido, o ótimo se converte inimigo do bom.


Muitas vezes entramos num contínuo processo de ‘melhoria mental’. Imaginamos todos os detalhes e planejamos como seriam as coisas, na cabeça, apenas. E depois de passado um tempo, olhamos para trás e vemos que esses planos não passaram de idéias, pois nunca foi tomada uma ação concreta no sentido de colocá-los em marcha. Por quê? Porque não tínhamos reunido as coisas ‘ótimamente’ para podermos dar a partida, tal como imaginado.

Considere começar, e a partir daí observe o que se faz necessário para melhorar. Planeje, sim, mas de forma objetiva. Não se perca em detalhes e minúcias. Experimente a excelência ao invés da perfeição. Dê partida, e melhore ao longo do caminho. Afinal, melhorar as coisas é um processo, e não um evento. Vai se estender até você declarar o projeto 'completo'. Se você tem algum projeto que se encontra no ponto de ‘bom’, considere começar. Talvez você não encontre o ‘ótimo’ logo ao começar, mas certamente ao longo do caminho. Então comece, observando o desenrolar das coisas, e tomando ações corretivas. Você deve lembrar do tal PDCA (planeje, faça, corrija, faça novamente). Bem, então aplique! Só tem um jeito de saber se vai dar certo. É fazendo!

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário