quarta-feira, 15 de julho de 2009

ESCOLHAS QUE APÓIAM...

“Podemos fazer qualquer coisa, mas não podemos fazer todas as coisas”. ~ David Allen

Um dia escutei isso de meu mentor, mas não me dei conta do que significava. Mais adiante entendi que tratava de escolhas! Sim, de escolhas. Algo que fazemos a todo instante. É importante termos a consciência de que nós podemos escolher qualquer coisa, mas não poderemos escolher todas as coisas. Portanto, teremos que sacrificar algumas das opções.

Às vezes, não sabemos nem por onde começar. Uns entram em desespero, resistem. Outros nem escolhem, o que também é uma escolha! Mas o fato é que independente do que façamos, estaremos escolhendo. E nesse caso, de forma consciente, por que não escolher o que mais nos apóia?

Muitas vezes fazemos pequenas escolhas. Nesse caso, se algo sair errado, tudo bem, o impacto não é grande. Mas se tivermos que fazer escolhas de vida, encaminhar coisas que tenham grande impacto, não só para uma pessoa, mas com outros envolvidos, como fazemos? A receita é a mesma, escolha aquilo que mais lhe apóia, e aos demais também, nesse caso, a maioria.

Lidando com rotinas, sempre temos mais o que fazer do que tempo para fazer. Uma vez mais teremos que optar entre tantas, qual fazer primeiro. Para priorizar leve em consideração o contexto, o tempo disponível, sua disposição, e por fim, qual a importância de agir, e pergunte-se: se eu não agir, quais serão as conseqüências? Depois, escolha, e faça.


:)

Um comentário:

  1. Um alemão com quem trabalhei algum tempo dizia "Entscheiden heisst verzichten", o que traduzo como "Decidir implica em desistir". O pior entrave a uma decisão é não querer desistir de uma das alternativas, é querer os benefícios de todas as opções. Isto não existe. Decidir significa Desistir. Decida-se por aquela que mais se alinha com teus objetivos, desista do resto!

    ResponderExcluir