quinta-feira, 3 de setembro de 2009

PRODUTIVIDADE PESSOAL NA UNIVERSIDADE

Nesta semana tive o privilégio de apresentar os princípios da Produtividade GPS para um grupo de 40 alunos da ULBRA, no campus de Guaíba, dentro da disciplina de Consultoria Organizacional, do curso de Administração de Empresas. A convite do Prof. Paulo Ricardo Ferreira, titular da cadeira, tive a oportunidade de interagir com o meio acadêmico e tratar de um assunto pelo qual tenho muita paixão.

Em uma apresentação breve, fizemos logo um contrato, estipulando que eu não seria um professor, e eles não seriam alunos, mas sim, consultor e clientes. Definidos os papéis, começamos negociando o horário de término da aula e forma de avaliação do módulo.

A experiência foi gratificante e reveladora. Colocando em discussão o tema, logo perguntei: “Qual é o maior projeto de sua vida?”, logo estávamos tratando daquilo que nos é mais caro. Muitos identificaram projetos importantes, como perseguir uma carreira, ou constituir uma família, até mesmo completar a graduação. Foi aí que fiz uma segunda colocação: “Que tal se o maior projeto de sua vida for a ‘sua vida’?”. Nesse momento estávamos falando da essência do sistema GPS de produtividade pessoal: todos os meus projetos importantes estão subordinados a um projeto maior chamado ‘minha vida’. Deste projeto em especial, você é o CEO, diretor presidente, gestor supremo e único responsável. Posto isto, fiz a última colocação: “E como é que você está cuidando deste projeto?”. Daí em diante, seguimos com a apresentação preparada.

Bem, o fato é que foi uma oportunidade única, tratar de um tema tão relevante, em sala de aula, com alunos da graduação. Pessoalmente me senti realizado. Aos alunos e professores que me acolheram, meu muito obrigado, esperando que as técnicas e melhores práticas que compartilhamos sirvam para aplicação no cotidiano de cada um. E apenas para recordar, “ação contém liberdade”, portanto, faça.

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário