terça-feira, 22 de setembro de 2009

PROPÓSITO: É MELHOR VOCÊ DEFINIR UM.


Um dos fatores de maior improdutividade é a indefinição. Não há como sentir-se produtivo se você ainda está indeciso! E isso se reflete nas pequenas coisas. Então, como fazer para avançar neste processo? Simples,
antes de começar, defina o que você quer, e por que.

Meu motivador e guru de produtividade, David Allen uma vez mencionou algo que me deixou pensando muito. Ele disse o seguinte: "Conteúdo segue forma; e forma segue propósito." De onde ele tirou esta idéia, não faço a mínima, mas me deixou refletindo. Se eu não souber o que tenho em mãos, aonde alocar e por que fazer, é melhor parar um minuto e definir. Coisas sem lugar e sem propósito não ajudam, atrapalham.

Vamos olhar de perto, analisando um exemplo. Se você começar coletar coisas e não souber onde colocá-las, logo você vai ficar estressado por não saber o que fazer com elas. Neste caso, defina antes onde guardar as coisas, para depois começar a juntar. Se você criar os espaços necessários, as coisas vão para o lugar apropriado,e você fica contente.


DICA 1: Defina a
lugar para alocar as coisas. Se você quer produzir mais, saiba onde guarda-las.


Seguindo no mesmo exemplo, é muito importante haver espaços definidos para guardar o que você tem. De modo contrário, você vai ficar debaixo de pilhas e mais pilhas de coisas. Por exemplo, mensagens eletrônicas na caixa entrada. Ou você cria um sistema de arquivamento, ou elas vão ficar na caixa de entrada, dando a impressão de que precisam ser revisadas.

Fechando este ponto, se você não definir os lugares apropriados, as coisas vão ficar soltas e atrapalhando sua vida. Lembre-se que ter e não encontrar apenas atrapalha. Conteúdo sem forma vira bagunça!


DICA 2: Defina o porquê das coisas
. Para facilitar pergunte-se: "- Por que estou fazendo isto?".


Parece óbvio, mas não é. Forma sem propósito cria confusão. Entenda que se não houver uma definição clara, dificilmente você alcançará o resultado desejado. Experimente a prática produtiva de definir, todos os dias o que você quer de mais importante neste dia. Só depois vá ligar o computador e ver as coisas rotineiras, e coloque elas em seus lugares já definidos. Todas as coisas têm um lugar para ir. E se não tiverem, talvez possam ser descartadas.


DICA 3: Defina os momentos de pausa para revisão. Aproveite para ver se você está em curso com seus objetivos.



Nadar numa piscina raiada e com bordas definidas é uma coisa, outra é nadar num lago aberto, ou no mar. Se você não levantar a cabeça para ver aonde vai, talvez acabe chegando a lugar nenhum.

Neste sentido, os limites facilitam os processos. Eles se tornam confusos e estressantes justamente pela falta de limites. Defina os limites antes de começar. Depois, pare, e verifique se você está no curso adequado. Tome ação corretiva e siga adiante. Eu aposto que será não apenas mais efetivo, mas você se sentirá mais produtivo.

Lembre-se que fazer coisas sem propósito nos rouba o prazer, gerando mais estresse, por não são produtivas. Observe que até fazer 'nada', mas com o propósito, é mais produtivo do que fazer nada apenas por fazer. Essa é a importância de um propósito, aliviar nosso estresse e facilitar a vida.



Finalizando, aproveite agora, tome um pedaço de papel e escreva três coisas importantes que você quer alcançar no dia de hoje. Depois, independente das interrupções e rotinas, tome fôlego e enfoque-se no próximo passo em direção a cada uma delas. Cheque como você se sente depois da jornada. Lembre-se de propósito, forma e conteúdo. Você certamente vai se sentir melhor.

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário